top of page
  • Waldemar

À gestão de Coroba em Itapecuru-Mirim vem causando desconforto aos adversários


“A atual gestão municipal de Itapecuru Mirim é referência em termos de transparência pública e de controle social das contas da administração”. A afirmação é do advogado, jurista e ex-juiz Marlon Reis, conhecido nacionalmente por ser um dos articuladores da Lei da Ficha Limpa.


O jurista foi indagado sobre ataques que tem sido feito ao prefeito Benedito Coroba. “Estamos na era das fake news e esse é o último recurso dos que não têm nada concreto para criticar”. Em relação a atual gestão de Itapecuru Mirim, Marlon Reis diz que “todos os dados sobre as ações do governo estão nas mãos de qualquer interessado e, muitas vezes, são acessados e manipulados por adversários que não se conformam com o novo perfil administrativo do município”.


Em busca da verdade A declaração de Marlon Reis tem relação direta com a recente ida de Benedito Coroba, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo do prefeito foi chegar a verdade. Coroba foi ao STF para ter acesso a informações. Para saber sobre denúncias feitas contra ele. Foi para tomar conhecimento das questões que foram levadas para a Polícia Federal e para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, concedeu uma decisão permitindo que Coroba pudesse ter acesso ao que existe sobre ele em órgãos de investigação.


Em favor de Coroba Na Polícia Federal, consta um relatório de instrução do Tribunal de Contas do Estado. Nele está dito que “não foi constada” qualquer participação do prefeito Coroba, na denúncia apresentada. Essa denúncia contra a gestão de Coroba trata de “prática de adesão de órgãos não participantes a atas de registro de preços”. No relatório do Tribunal de Contas do Estado (levado à PF), está dito claramente que “não se observa irregularidade” em relação a isso. O mesmo relatório diz ainda que, em relação à denúncia contra a gestão de Coroba, “também não se observa irregularidade na contração de empresa de assessoramento em licitações”.


Modelo administrativo

“Coroba sofre críticas não por erros cometidos, mas por estar acertando muito”. A afirmação, mais uma vez, é de Marlon Reis.

Em Itapecuru existe, hoje, uma percepção generalizada em torno do incômodo “político” pelo trabalho que Benedito Coroba vem fazendo no município. Em pouco mais de dois anos, ele fez mais que seus adversários fizeram em três décadas.

Existem ações relativas à transparência e responsabilidade fiscal, educação, saúde, agricultura familiar, assistência social, direitos das mulheres, igualdade racial e meio ambiente. Recentemente, foi inaugurado o Espaço da Criança, que revela todo cuidado da gestão de Coroba.

162 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page