top of page
  • Andre Martins

Direto ao Ponto' conversa com especialista sobre eleições, redes sociais e fake news


Jornalista Silvia Tereza entrevista o professor Márcio Carneiro, do Departamento de Comunicação Social da UFMA


Mais uma edição do programa 'Direto ao Ponto' foi ao ar pela TV Assembleia, nesta sexta-feira (12), às 10h30, com apresentação da diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Silvia Tereza. O entrevistado desta edição foi o professor Márcio Carneiro, da área de Jornalismo e Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Designer Digital da PUC- SP.

“Como nesta primeira fase, o programa tem foco nas eleições, o professor fez uma análise do cenário atual para o profissional da comunicação e tratou sobre temas como as fake news, uso das redes sociais no período eleitoral, marketing político e as chamadas estratégias de desinformação, entre outros”, detalhou a jornalista Silvia Tereza.

No ‘Direto ao Ponto’, o pesquisador ressaltou que a desinformação na campanha eleitoral brasileira vem de longo tempo e que, hoje, essa prática pode interferir ainda mais no pleito.

“A ideia de que as fake news, de alguma forma, impactam as eleições, infelizmente, é verdadeira porque você vê, ao longo das campanhas anteriores, justamente a utilização dessas estratégias de desinformação cada vez mais frequentes no embate político. O que complica, agora, é que quando isso vai para o ambiente digital, acaba acontecendo, sendo formatado, com as características que o ambiente digital tem, ou seja, volume, velocidade e variedade de geração de informação. Então, você tem uma coisa antiga que ganha uma escala, um impacto, muito maior”, afirmou ele.

“A desinformação é uma ameaça para a própria democracia e para o processo democrático”, sentenciou Márcio Carneiro, que é pesquisador nas áreas de Comunicação e Tecnologia.

O programa 'Direto ao Ponto' tem produção dos jornalistas Ronald Segundo e Márcia Macieira e vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10h30, pela TV Assembleia - por meio do canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309.


fonte: agencia assembleia

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page