top of page
  • Foto do escritorAndre Martins

Novidade: INSS muda regra de aposentadoria no Brasil e causa supresa



A reforma da previdência em 2019,trouxe algumas mudanças na regra que define aposentadorias no Brasil .A saber,a idade passou a ser alterada anualmente.Slem disso,o tempo exigido pelo INSS também foi ajustado.

Embora os novos limites de idade tenham sido alterado pela reforma, as regras de transição amenizam para os contribuintes que já se encontravam próximos de receber o benefício da altarquia.Logo as mudanças são gradual.

Dessa forma,é de estrema importância que desejam aposentar-se em 2023,estejam atentos quanto às novas regras dos benefícios . É importante saber que cada modalidade de aposentadoria tem um limite de idade diferente.

Limite de aposentadoria para 2023 - Conforme as novas exigências a idade mínima para aposentadoria em 2023 é de : 58 de idade e 30 de contribuição para mulheres;enquanto para homens 63 anos de idade e 35 anos de contribuição.

No entanto,como mencionado, essa idade é elevada gradativamente ,até que em 2031, à idade mínima será de 62 anos para mulheres,e em 2027 ficando em 65 anos para os homens. Lembrando que a aposentadoria por idade mínima é válidada apenas quando o segurado tenha no mínimo 30 anos de contribuição .

Ao se aposentar devem estar atentos ao tempo que lhes restam para solicitar o benefício. Isso poderá evitar atraso na concessão do pagamento.

O INSS oferece varios serviços por meio da plataforma “MEU INSS”,a calculadora que simula o tempo que resta por e exemplo. Dessa forma.Por meio do cadastro Nacional de informações sociais CNIS,a ferramenta consulta os dados do trabalhador e realiza a simulação do devido pagamento. É necessário o trabalhador verificar,se todas as informações do CNIS,estão corretas.


45 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page