top of page
  • Foto do escritorkerysonlima

Prefeitura de São Luís segue com segunda edição do Festival da Farinha até dia 27 de agosto

A segunda edição do Festival da Farinha continua até domingo (27), nos mercados municipais e na Feirinha São Luís. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), teve início sexta-feira (18), na Zona Rural da capital e reúne 68 mandiocultores de 15 comunidades.

Com uma programação variada, o festival segue com programação cultural, gastronômica e exposição dos produtos com a marca ‘Farinha São Luís’, no Museu da Gastronomia Maranhense, que fica na Rua da Estrela, 82, Centro Histórico.

“A programação do Festival da Farinha de São Luís está em nove mercados municipais com comercialização da Farinha São Luís, em quatro deles serão servidos pratos com ingrediente farinha, nos restaurantes participantes e na Feirinha São Luís no último dia do festival", informou o secretário municipal da Semapa, Liviomar Macatrão.

Para o produtor José Ribamar Rodrigues, da comunidade Laranjeiras, o evento representa a oportunidade de reconhecimento. "Ter uma marca 'Farinha São Luís' é o reconhecimento que nós temos quando formos comercializar lá fora, a marca vai na frente", pontuou.

A empresária Sharlene Aragão, que esteve no evento no último sábado (19), no Coquilho, destacou a importância do festival para as comunidades. "Achei a realização do festival muito interessante, a comunidade necessita dessas ações para divulgar o seu produto, principalmente quando se trata da farinha de macaxeira, que é mais saborosa e tem menos acidez", opinou.

Concursos

Fizeram parte da programação do Festival da Farinha três concursos que escolheram a melhor Farinha Natural de São Luís, a melhor Farinha Gourmet e o melhor prato com ingrediente farinha.

Na categoria Farinha Natural, o primeiro lugar foi para a comunidade São Bruno e o segundo lugar, para o Assentamento Conceição. Já a Farinha Gourmet, teve como primeiro lugar Assentamento Conceição e em segundo, a comunidade Caracoeira.

Os chefs de cozinha Dolores Manzarra, que fez a consultoria gastronômica do festival, Oscar Neto e Warwick Trinta, analisaram os pratos com ingrediente farinha.

As comunidades vencedoras deste concurso foram: primeiro lugar Igaraú, com o prato pato com pirão de macaxeira e no segundo lugar ficaram empatadas as comunidades Tajipuru, com o prato escondidinho de tilápia e Assentamento Conceição, com a galinhada com caldo de macaxeira.


Prefeitura de São Luís Imprensa

Comments


bottom of page