top of page
  • Foto do escritorAndre Martins

Prefeitura realiza "Arraial da Prefs" a partir deste sábado (8)



A Prefeitura de São Luís dá prosseguimento às festas juninas na capital do Maranhão com o Arraial da Prefs, que começa neste sábado (8), a partir das 18h, na porta da Prefeitura, e segue nos dois sábados seguintes, no mesmo local. A festança reunirá grupos da cultura popular local e é uma continuação do Arraial da Cidade, que ocorreu durante o mês de junho na Praça Maria Aragão, bem como do São João no Bairro, festejo itinerante que percorreu diversas comunidades da cidade.

“O São João é uma festa tradicional em nossa cidade, na qual moradores e turistas podem conhecer a aproveitar nossa rica cultura popular. Neste mês de julho, de férias escolares e alta temporada para o turismo, não poderíamos deixar de oferecer um pouco mais doque vivenciamos em junho em nossos festejos. O Arraial da Prefs vai reunir mais uma vez, na frente do Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura, três sábados de muita alegria, diversão e cultura, tudo com segurança e comodidade para todos”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A festança do primeiro sábado começa com a apresentação do Tambor de Crioula de Leonardo, um dos mais tradicionais grupos da cidade. A seguir, toda a beleza das indumentárias bordadas com missangas e canutilhos do Boi de Guimarães prometem encantar a plateia. O Boi de Axixá se apresenta em seguida trazendo índias, vaqueiros e outros personagens do bumba meu boi ao som de todas de sucesso e coreografias elaboradas. A noite traz ainda o brilho do Boi Pirilampo, Boi de Sonhos e encerra com o batalhão do Boi da Maioba.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, destaca a força das festas juninas em São Luís. “Tivemos uma temporada junina muito boa, com reflexos fortes na economia, geração de renda, turismo, com impacto positivo nas cadeias que giram em torno das manifestações folclóricas e a gestão do prefeito Eduardo Braide prolonga esta festa com estes três sábados de julho com o Arraial da Prefs que será espaço para nossos artistas e grupos se apresentarem levando para população e visitantes o melhor da nossa terra”, observou.

Com uma decoração que faz referência aos caboclos de fita do bumba meu boi do Maranhão, a fachada da Prefeitura de São Luís foi completamente decorada e serviu de palco para a abertura oficial dos festejos na cidade, ainda em junho.

No local serão montadas estruturas de som, luz, palco e tablado para que as manifestações possam se apresentar de forma adequada, possibilitando uma ampla visão para o público. Assim como ocorre em todos os eventos do Município, haverá intérpretes de Libras que farão tradução simultânea e espaço com cadeiras destinadas prioritariamente para idosos e pessoas com deficiência.

Também atuarão no local agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para o disciplinamento do trânsito, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com Vigilância Sanitária, SAMU e outros serviços, agentes da Blitz Urbana (Semurh) para fiscalização e disciplinamento do comércio informal, Guarda Municipal (Semusc), agentes de limpeza (Semosp) e ainda Polícia Militar e Bombeiros Civis.

Comments


bottom of page