top of page
  • Foto do escritorAndre Martins

'Um dia inesquecível para a Câmara', diz Chaguinhas sobre homenagem aos ex-diretores de Comunicação

Solenidade contou com presença dos ex-presidentes Isaías Pereirinha, Ivan Sarney e Manoel Ribeiro



A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) promoveu, na tarde desta quarta-feira (19), sessão solene em homenagem a dez ex-diretores de Comunicação do Legislativo, com o certificado de honra ao mérito. A cerimônia, realizada no plenário Simão Estácio da Silveira, foi uma iniciativa do presidente da Casa, Francisco Chaguinhas (Podemos).


Ao abrir a cerimônia, Chaguinhas disse que a data será inesquecível. Ele disse ainda que o ato tinha o objetivo de agradecer a dedicação e os trabalhos prestados pelos homenageados que assumiram o papel de conduzir a Comunicação do Legislativo, contribuindo com importantes conquistas.


"Hoje, sem dúvidas, será um dia inesquecível para a Câmara, que pela primeira vez em sua trajetória, se reúne numa solenidade para homenagear aqueles que, ao longo dos anos, comandaram equipes para continuarem escrevendo a história deste Parlamento. São profissionais brilhantes, destacados em sua profissão que, pelo trabalho de divulgar e capacidade, talento e objetividade, são dignos desta homenagem. São dez ex-diretores de Comunicação do Legislativo, sendo que quatro deles, transformados em áureas de saudades, mas que deixaram um grande legado", declarou.


Em seu pronunciamento, Francisco Chaguinhas destacou ainda que o Poder Legislativo não sobrevive sem a Comunicação. De acordo com o chefe do Parlamento ludovicense, o jornalismo é o braço forte que faz trilhar a democracia.


"[Quero] dizer que o Poder Legislativo não sobrevive sem a Comunicação. A Comunicação é o braço forte que faz trilhar a democracia. Portanto, o Poder Legislativo, os jornalistas e a Comunicação é o tripé que fortalece as melhores e as mais grandiosas democracias", completou.


O jornalista Djalma Rodrigues, que trabalhou na Casa por 23 anos, se disse feliz por ter o seu trabalho reconhecido em vida. O comunicador atuou de 1993 a 2014. Assumiu a Diretoria de Comunicação na gestão do ex-presidente Deco Soares, em 1993, mas permaneceu no cargo com João Evangelista, Chico Carvalho, Ivan Sarney e Isaías Pereirinha, em 2014.


"O presidente Chaguinhas foi muito feliz ao estabelecer este reconhecimento às pessoas que deram a sua contribuição na Comunicação da Câmara Municipal", afirmou o jornalista.


A solenidade também destacou alguns nomes importantes que passaram pelo comando da Comunicação do Legislativo no segmento In Memoriam, homenagem póstuma para lembrar os diretores falecidos, que contribuíram com a Casa e deixaram seus legados.


Um deles foi o jornalista Udes Cruz, que faleceu em 2012, representado no ato pelo secretário da Comunicação do município de Raposa, Udes Filho. Em seu discurso, Udes destacou a emoção em testemunhar este reconhecimento ao trabalho do seu pai.


"Meu pai era um homem simples, de família humilde, negro e um estudioso, que dentro da profissão conseguiu vencer. E é muito gratificante para nós da família ver o esforço dele reconhecido", disse.


A jornalista e advogada Itamargarethe Corrêa Lima, única mulher a liderar a Comunicação do Palacio Pedro Neiva de Santana, agradeceu ao vereador Chaguinhas pela iniciativa em reconhecer a sua colaboração e dos demais colegas homenageados para fazer do Poder Legislativo o que ele é hoje. "Aqui eu aprendi muito. Como tive predisposição para enfrentar a missão que me foi dada, com certeza saí ganhando", agradeceu.


Ex-presidentes prestigiaram solenidade


Além de familiares e amigos dos homenageados, o evento também contou com a participação de três ex-presidentes da Casa. Prestigiaram o ato Manoel Ribeiro, Isaías Pereirinha e Ivan Sarney. Em entrevista, todos foram unânimes em destacar que todos os profissionais que receberam o diploma de honra ao mérito prestaram um importante serviço ao Legislativo.


"São merecedores de homenagens", afirmou Pereirinha. "Todos deram suas contribuições ao Legislativo", ponderou Manoel. "É uma homenagem justa", concluiu Ivan.


Estavam presentes na homenagem os vereadores Marcial Lima (Podemos), Dr. Gutemberg (PSC) e Rosana da Saúde (Republicanos). O atual diretor de Comunicação, Rafael Arrais, também participou da solenidade.


Como tudo começou?


O sistema público de Comunicação do Palácio Pedro Neiva de Santana começou em 1985, durante a gestão da vereadora Lia Valera. Na época, o jornalista Mário Coutinho foi o primeiro a comandar as ações que contribuíram para facilitar o relacionamento da Câmara com a imprensa, por meio da divulgação dos acontecimentos. A seguir, veja a cronologia dos homenageados que comandaram o setor no Legislativo entre 1985 a 2022:


DIRETOR/PRESIDENTE/ANO


Mário Coutinho – Lia Valera – 1985 a 1886 (In memoriam)


Cunha Santos – Raimundo Assub – 1987 a 1988 (In memoriam)


Udes Cruz – Raimundo Assub – 1989 (In memoriam)


Udes Cruz – Manoel Ribeiro – 1990


Luís Cardoso – Deco Soares – 1992


Djalma Rodrigues – Deco Soares – 1993


Djalma Rodrigues – João Evangelista – 1993 a 1994


Djalma Rodrigues – Chico Carvalho – 1994 a 2000


Luís Cardoso – Ivan Sarney – 2000


Djalma Rodrigues – Ivan Sarney – 2001 a 2004


Aldionor Salgado – Isaías Pereirinha – 2005 a 2006 (In memoriam)


Djalma Rodrigues – Isaías Pereirinha – 2007 a 2012


José Raimundo Rodrigues – Isaías Pereirinha – 2013 a 2014


Itamargarethe Correa Lima – Astro de Ogum – 2015 a 2018


Gláucio Ericeira – Osmar Filho – 2019 a 2020


Marco Aurélio d’Eça – Osmar Filho – 2021 a 2022

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page